Pesquisar este blog

JOGO # 0001

18/07/1909 (15h10) – Amistoso
Grêmio F.B.P.A. (Porto Alegre-RS) 10x0 Inter - GRENAL #001
Fortim da Baixada (Porto Alegre-RS) - Público: 2.000
Juiz: Waldemar Bromberg, auxiliado por João de Castro e Silva, H. Sommer; e os fiscais de gol Theobaldo Foengers e Theodoro Bugs.
GPA: Guilherme Kallfelz; Carlos Deppermann e Becker; J. Carls, Black e Mostardeiro; Álvaro Brochado, Moreira, Edgard Booth, Schroeder e Júlio Grünewald. T: Júlio Grünewald.
SCI: Luiz Poppe; Portella e Simone; Benjamim Vignoles, Pires e Alfredo Wetternick; José Poppe, Horácio Carvalho, Jouvenalino Cezar, Heldeberto Mendonça e Joaquim Carvalho. T: José Poppe Leão.
Gols: Edgard Booth (5), Júlio Grünewald (4) e Moreira.
Obs.: houve uma supremacia do Grêmio e uma total falta de experiência do Inter. O Grêmio, possuindo jogadores famosos, alguns vindos da Europa, como Black e Booth, não teve dificuldade. Já o Inter tinha jogadores muito jovens. Foi uma temeridade o desafio feito pelo Internacional ao veterano Grêmio. Valeu como uma lição e também como um incentivo para um melhor preparo. Na época, a diretoria do Grêmio, reconhecendo a sua supremacia, propunha que a partida fosse realizada entre o 2º quadro do Grêmio e o 1º colorado, a proposta que não foi aceita. Aqueles jovens iniciados preferiam perder, mas iniciar a sua trajetória jogando com os melhores. Era o início de uma caminhada e a terrível derrota deveria se transformar em incentivos para futuros vitórias. E assim foi feito. Booth foi o primeiro jogador a tocar na bola na história ds Grenais, e também foi o primeiro a marcar um gol. Partida com dois tempos de 40 minutos e as goleiras não possuíam redes. Não havia técnicos, times eram comandados pelos seus capitães.
Fontes:
- Jornal Correio do Povo
- Jornal Zero Hora
- http://www.internacional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário